Acidentes de Trabalho Entre Instaladores
Além da vasta variedade de existência de leis e normas regulamentadoras sobre saúde e segurança ocupacional, acidentes de trabalho ainda é muito comum entre instaladores de sistemas de refrigeração e climatização.
Quedas de escadas e andaimes, excesso de esforço físico, uso de materiais perfurocortantes e queimaduras causadas por gases e superfícies quentes são algumas das razões que mais levam a afastamentos de mão de obra entre as empresas do setor.
É por isso que o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) é tão importante para o ramo. Afinal, o que são os EPI’s? são equipamentos de proteção utilizados para a segurança dos trabalhadores, conforme Norma Regulamentadora Nº 6 (NR-6), com a finalidade de proteger os trabalhadores contra os riscos aos quais estão submetidos.
Para o ramo de Refrigeração e Climatização,se faz necessário o uso de capacete de segurança, óculos de proteção, protetor auricular, luvas de segurança, botina de segurança, cinto do tipo paraquedista com talabarte e sistema trava-quedas, e para acesso à câmaras frigoríficas vale acrescentar o uso da calça térmica, japona e luvas, para regulamentação e boa realização de serviços para a profissão.
Se atentar coma saúde e segurança dos profissionais é a melhor forma de assegurar que o trabalho continuará à ser realizado com o mínimo de chances de imprevistos.