Boas Práticas – Compressores

Visto que, os compressores são essenciais para todos os sistemas de climatização e refrigeração, é necessário mantê-los em bom funcionamento, adotando boas práticas para evitar possíveis danos.

A vida útil de um compressor varia muito de acordo com a instalação do mesmo. Mas, há histórico de que é possivel um compressor render por 20 anos sem apresentar falhas e/ou problemas.

Existem dois tipos de falhas, originadas por problemas elétricos e por problemas mecânicos.

Os elétricos estão localizados no motos do compressor, nos componentes elétricos e acessórios. Já os de origem mecânica estão relacionados à kit mecânico, conjunto de válvulas e choques durante o transporte do compressor.

Apresentaremos 05 principais problemas que comprometem o bom funcionamento: Umidade, carbonização da placa da válvula, derretimento/corrosão do rolamento, ruptura da junta da cobertura do cilindro, bobina de partida queimada, problemas no ciclo de proteção térmica do compressor.

  1.  O primeiro passo para evitar a umidade é fazer o vácuo corretamente, usando uma bomba adequada, pelo tempo necessário. Além de, poder estar associada ao filtro secador, fluidos refrigerantes de baixa qualidade ou até mesmo vazamentos na tubulação.
  2.  Já a carbonização da placa-válvula ocorre quando não é feita corretamente a instalação do compressor ou este não passa por uma boa manutenção preventiva.
  3.  No caso da ruptura da junta da cobertura do cilindro, este processo acontece normalmente quando o sistema está com excesso de fluido refrigerante ou com excesso de pressão.
  4.  Outro defeito detectado pode vir de uma bobina de partida queimada, que sempre tem origem elétrica, seja por um relé inapropriado ou com algum defeito, protetor térmico inapropriado ou com algum defeito, voltagem extremamente alta ou baixa e partida sem o dispositivo elétrico.
  5.  Os problemas no ciclo de proteção térmica do compressor completam o rol.

Portanto, antes de realizar uma troca de um compressor, o técnico refrigerista por sua vez, deve realizar a máxima coleta de informações acerca do equipamento em questão. E isto também faz parte das melhores práticas a serem adotadas pelos prestadores de serviço do setor.