Óleo e Fluido – Combinação Perfeita
O óleo lubrificante e o fluido refrigerante são essenciais para os sistemas de refrigeração e ar condicionado, portanto, é necessário ter sempre em mente que ambos devem ser miscíveis para perfeita operação.
Durante o ciclo inativo do compressor, e especialmente após um longo período sem atividade, o refrigerante vai ser transportado para um local onde a pressão é a mais baixa. A migração do refrigerante define-se como a transição da substância refrigerante, em estado líquido ou vapor. para a linha de sucção do compressor ou cárter durante o ciclo inativo.
Na natureza, os fluidos viajam de um local de pressão mais alta para um local de pressão menor do que o evaporador por causa do óleo que carrega. O óleo refrigerante vai fluir até ele independentemente se o refrigerante estiver em estado líquido ou gasoso.
Alguns óleos tem uma pressão de vapor bem baixa, de 5 a 10 micrômetros. Se o óleo não tem uma pressão baixa no cárter ou quando o vácuo for sugado do cárter.
A migração do refrigerante com o vapor pode ocorrer para cima ou para baixo. Quando o vapor de refrigerante atingir o cárter, ele será absorvido e condensado no óleo. Assim que este fenômeno acontecer, o refrigerante líquido estará no fundo do óleo no cárter porque é mais pesado. Com frequência, os fabricantes incorporam um aquecedor de cárter no compressor. Os aquecedores de cárter são projetados para ajudar a manter o óleo no cárter do compressor a uma temperatura superior à parte mais fria do sistema de refrigeração.