A Câmara Frigorífica Ideal

Você sabia que é necessário além de possuir um projeto, conhecer as especificidades de cada componente que será utilizado em sua câmara?

 

Como sabemos, atualmente o mercado dispõe de uma grande variedade de fornecimento e modelos para aquisição. Nem sempre é fácil escolher o equipamento certo para garantir a melhor opção entre custo e benefício de acordo com as operações do consumidor. Portanto, é essencial conhecer os detalhes de cada tipo de câmara fria disponível no mercado e, principalmente, entender como sua funcionalidade vai impactar nas operações da empresa, para evitar equívocos na hora de adquirir um equipamento.

Para que haja sucesso na escolha do equipamento correto, o responsável pela compra precisa se atentar nas especificações de de cada componente, como painéis e isolações, isolamentos de piso, modelos de porta, eficiência energética, tipo de utilização (resfriamento ou congelamento) e projeto.

Existe uma ampla faixa de funcionamento de câmaras frias para congelados, sendo comuns as que operam a -10ºC, -18ºC e até a -25ºC, utilizadas, respectivamente, para a conservação de gelo, de carnes, sorvetes. Já as câmaras frias para resfriados operam a temperatura de 8ºC, 4ºC e 0ºC. Sendo utilizadas para conservação de verduras, laticínios e carnes.

Para estabelecimentos que precisam resfriar ou congelar produtos que estejam em temperatura ambiente ou até mais quente devido ao procedimento anterior de industrialização, se faz necessária uma câmara de processo, a exemplo das usadas no resfriamento de bebidas, baixando da temperatura ambiente até a ideal para consumo.