Câmara Fria para Medicamentos
A câmara fria para medicamentos é primordial para manter a potência e qualidade das vacinas. Portanto, é necessário a instalação de um equipamento com isolamento térmico nas paredes e teto, sendo formados por painéis isolantes, com partes laterais em chapas de aço e núcleo de isolamento térmico.
A câmara fria tem a capacidade de manter temperaturas positivas estáveis, para justamente conservar a qualidade e validade de substâncias provenientes de remédios e vacinas. Por se tratar de medicamentos imunobiológicos termolábeis, as vacinas são extremamente sensíveis à luz e às variações de temperatura. É por isso que demandam cuidados especiais no que se refere ao seu armazenamento, para que sua qualidade seja preservada.
Esse tratamento faz parte da Rede de Frio, cuja função é regulamentar e financiar processos que envolvem a Cadeia do Frio. Para entender algumas partes disso, considere que a Rede de Frio, documento do Ministério da Saúde, diz que “É preciso que os equipamentos de refrigeração tenham volume suficiente para um mês de armazenamento”.
Dicas de recomendações:
- A Câmara fria para medicamentos devem ficar longe da radiação solar;
- As salas de vacinação devem possuir climatização;
- Os imunobiológicos devem estar entre 2 graus e 8 graus positivos;
- É preciso manter a porta fechada da câmara fria;
- A temperatura deve ter aferição diária;
- As vacinas devem ficar nas prateleiras centrais e nunca inferiores.