Gerenciamento de Vazamento de Fluido Refrigerante

A detecção dos vazamentos faz se necessária por 3 motivos:

  • SAÚDE E SEGURANÇA:

Pessoas expostas à certos níveis de concentração de refrigerantes podem sofrer sérios riscos à saúde, podendo resultar até a more por asfixia, mesmo os refrigerantes não tóxicos.

  • FINANCEIRO:

Além dos custos serem altos, a perda do refrigerante impacta na diminuição da capacidade do sistema de refrigeração, além do aumento do consumo de energia.

  • AMBIENTAL:

Apesar de alguns refrigeantes serem considerados ecológicos, afetam diretamente no impacto ao efeito estufa.

Contamos com alguns métodos, os mais simples para facilitar o dia a dia do técnico, que são:

  1.  Teste de Bolhas: Utiliza-se apenas água e sabão, posicionando-os na área suspeita, para verificação de formação de bolhas. Caso forme, está com vazamento.
  2. Teste de Imersão: Basta mergulhar a peça ou componente na água, onde a formação de bolhas indicará o furo, fissura ou trinca.
  3. Teste de Líquidos Detectores: Basicamente segue no mesmo princípio das opções acima, contando com a formação de folhas.
  4. Teste de Tintura Ultravioleta/Fluorescente: Utiliza-se um corante especializado, injetado no sistema para circulação junto com o fluido ou refrigerante hospedeiro. Caso haja o vazamento, a tinta escapará e se concentrará nesses locais. Usando uma lâmpada UV, esses pontos de vazamento podem ser facilmente identificados.
  5. Teste com Métodos Eletrônicos de Detecção de Vazamento: Esses são os métodos de detecção de vazamento de refrigerante mais precisos e eficientes. As tecnologias de vazamento incluem supressão de corona (corona negativa), diodo aquecido, infravermelho e ultrassônico.

Sendo assim, os métodos de detecção de vazamento de refrigerante mais apropriados são baseados em sua aplicação e necessidades individuais.